top of page

Georgina M. Andrade de Albuquerque

 

Taubaté, SP, 1885 — Rio de Janeiro, RJ, 1962.

 

Georgina Moura Andrade de Albuquerque foi uma pintora, desenhista e professora brasileira.

 

Iniciou seus estudos em pintura em sua cidade natal, com o pintor de origem italiana Rosalbino Santoro cujos conhecimentos da arte de pintar estão impressos nos raros, mas excelentes trabalhos que realizou no Brasil. Assim, começou Georgina os seus estudo com um mestre de alto nível que soube transmitir-lhe o modo correto de usar os pincéis, de misturar as tintas, de aplicar as leis da perspectiva.

Em 1904 ingressou Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluna de Henrique Bernardelli. Na Escola conheceu o pintor Lucílio de Albuquerque, com quem se casou e seguiu em 1906 para a Europa, pois o marido acabara de ser agraciado com o prêmio de viagem ao estrangeiro. Tendo escolhido a França para residência, o casal permaneceu cinco anos em viagem de aprendizado.

Em Paris, Georgina cursou a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e a Academia Julian. De volta ao Brasil, em 1911, realizou individuais e participou de diversas coletivas.

Dedicou-se se ainda ao magistério, a partir de 1927, na Escola Nacional de Belas Artes instituição onde nos anos 1950 ocuparia o cargo de diretora.

bottom of page